quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Desigualdades brasileiras


Foto do fotografo Tuca Vieira, utilizada no livro "As Cidades do Brasil", mostra a diferença social (em destaque a cidade de SP) existente nas cidades brasileiras.
Entretanto, a imagem não pode dizer por si, só os motivos que levaram a comunidade brasileira a divisão desigual da economia. Por isso, fiz uma pequena análise sobre o início desse processo de favelização e desigualdade que vocês podem conferir abaixo.
No Rio de Janeiro o contesto histórico nos mostra algumas políticas que aceleram o processo de favelização e desigualdade isolando as comunidades de áreas ditas como "nobres", em exemplo temos a política do "Bota a Abaixo" exercida pelo governo de Pereira Passos (1903- 1906), o então prefeito decidiu seguir o modelo da cidade de Paris, até então referência do modernismo, colocando abaixo aproximadamente 160 mil construções que se dividiam em cortiços e estrebarias. Com isso, os moradores tiveram que deslocar-se para outras áreas como a Cidade de Deus entre outras.

Todavia, o crescimento desordenado também teve suas causas por motivos externos como a Revolução Industrial, que foi a principal causa para o êxodo rural, para as grandes metrópoles ocasionando um rápido inchaço das cidades "litorâneas desenvolvidas". Políticas como do presidente Getúlio Vargas que traziam as indústrias bases, que culminou o aumento expressivo de habitante/km² nesses locais, entretanto, não havia um sistema de absorção para essa camada que chegavam nas cidades de RJ e SP.
Começa aí uma forte representação social-econômica contra as pessoas que viviam nestes locais gerando a marginalização, racismo e a diferença de classes.
Pois, o morador do morro Santa Marta, Rocinha, Vidigal ,entre outros, não servem para ter grandes cargos em empresas de maior porte e além disso, tem dificuldade para acesso as informações a saúde e a educação básica isso traz uma marginalização das pessoas, já que não consigo trabalhar, entrarei para crime.
Portanto, exclama-se que o problemas de habitação no estado do RJ e de longa data e que as políticas vigentes não ajudaram nem ajudam o cidadão carioca.
Tendo como visão a má divisão de renda em todo o país é desigual, sem contar que os roubos aos cofres públicos só tendem em aumentar, e estimativas dizem que todo dinheiro roubado do país daria para dar um milhão para cada habitante da República Federativa do Brasil.

Por favor amigo, deixe seu comentário e caso você tenha fotos que descriminem a desigualdade no Rio de Janeiro envie para o meu e-mail leonardo.emb@hotmail.com.